Executivo Municipal de Guimarães discutiu estudos e projectos de mobilidade
O executivo Municipal de Guimarães reuniu esta segunda-feira em sessão extraordinária para apresentação dos estudos e projectos de mobilidade para Guimarães.
Foram apresentados os estudos para optimização do serviço ferroviário na área sul do Concelho, a síntese dos estudos desenvolvidos no âmbito do BRT; o projecto para a inserção da Variante de Creixomil na EM 106 e os estudos e soluções para a mobilidade urbana.
No centro das atenções esteve o BRT com o responsável do estudo, José Mendes, a concluir que a solução de metrobus é a mais viável, especialmente do ponto de vista económico. A desejada ligação de Guimarães a Braga por metrobus está estimada em 100 milhões de euros a solução de metro de superfície cerca de 300 milhões.
José Mendes, responsável pelo estudo, referiu os preços das opções analisadas para a ligação Guimarães – Braga: quatro milhões /km para metrobus, 10/20 milhões/km para metro de superfície e 40 milhões para ligação ferroviária.
Perante o resultado do estudo apresentado, o vereador do PSD, Ricardo Araújo, acusou o candidato à Câmara do PS, Ricardo Costa, de “tentar iludir e enganar” os vimaranenses.
“É a total desautorização dos técnicos que são os melhores especialistas nacionais”, afirmou, acrescentando que “ficou claro que o PS do Toural pode comprometer os interesses de Guimarães com uma ilusão eleitoralista” e que pode pôr em causa “o consenso alargado” que a concretização de um projecto com esta dimensão exige.
O Presidente da Câmara não concorda com esta visão. Domingos Bragança sublinha ser incontornável a solução de uma via dedicada que “pode evoluir para outras soluções desde que a procura o justifique”.
“Espero que todas as forças políticas consensualizem e aperfeiçoem este modelo”, referiu.
Questionado pelo Grupo Santiago o Presidente da Câmara referiu que o facto de o projecto de metrobus consagrar uma ligação ao Avepark não retira, “antes pelo contrário”, a importância da via dedicada que o Município pretende construir e cujo processo está em análise pelo Tribunal Administrativo de Braga.
No início da sua intervenção, o representante do PSD sublinhou a importância dos estudos e projectos apresentados para a resolução dos problemas de mobilidade dos vimaranenses, lembrando que “ao fim de 40 anos o PS não conseguiu resolver”. Domingos Braga argumentos que estamos perante “projectos complexos que envolvem diversas entidades. Não se dá um chuto numa pedra e as coisas aparecem feitas”.
Quanto aos restantes projectos apresentados, Ricardo Costa disse concordar genericamente, eventualmente com alterações pontuais.
O Director Municipal Joaquim Carvalho apresentou o estudo para o novo acesso da circular urbana à rotunda do Multiusos, uma nova rotunda para sair do Salgueiral na zona do viaduto e outra nova rotunda junto ao Mercadona. Joaquim Carvalho também apresentou o novo acesso da Rua António da Costa Guimarães à nova urbanização do Monte de Cavalinho, revelando estar a ser estudada um novo acesso da rua António da Costa Guimarães para o interior da nova urbanização do Castanheiro. Uma nova via também está a ser estudada para prolongar a avenida D. João IV à rotunda de acesso à auto-estrada, em Pinheiro, passando por Urgezes e outra de ligação da avenida D. João IV à nova da Academia de Ginástica.
Na reunião foi ainda apresentado o estudo para o tramo de ligação da variante de Creixomil à EN 206, revelando que se se vier a revelar necessário, será construída nova ligação à Rua Joaquim Ribeiro de Moura.
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