Autárquicas 2025: tempo de definir candidaturas em Guimarães
Na contagem decrescente para as eleições autárquicas, começam a definir-se as candidaturas às eleições autárquicas em Guimarães.
Com a renovação da coligação Juntos por Guimarães assegurada, resta saber se a Iniciativa Liberal se junta a PSD e CDS. O posicionamento da IL deverá sair da Convenção Nacional dos liberais que se realiza no fim-de-semana.
Na CDU a escolha deverá recair em Mariana Silva e o Livre deverá ter como candidato à Câmara Luís Lisboa que nas autárquicas de 2021 foi o cabeça de lista do Bloco de Esquerda.
No âmbito das mesmas eleições, começam a ser conhecidos candidatos às juntas de freguesia.
O Grupo Santiago sabe que uma das novidades acontecerá em Brito onde o candidato do PS será o Presidente do Centro Social e ex-presidente da junta. José Dias deverá encabeçar a candidatura socialista pese embora alguma contestação no seio da estrutura local do Partido, de elementos afectos à ainda Presidente da autarquia, Fátima Saldanha que está impedida de se recandidatar por ter atingido o limite de três mandatos.
Em Moreira de Cónegos o PS não recandidata o actual Presidente de Junta, António Brás. A aposta socialista é Henrique Pedro. Em Caldelas, tudo aponta para que o actual tesoureiro da Junta, Augusto Mendes, encabece a candidatura socialista para tentar suceder na presidência da autarquia a Luís Soares que não se recandidata ao cargo.
Em Lordelo, o PS vai apostar no actual secretário da Junta, Augusto Pereira, para conquistar a presidência ocupada actualmente pelo socialista Manuel Teixeira que termina 12 anos de liderança dos destinos da autarquia.