Vereadores apreciam proposta de limites do Concelho
A vereação municipal vai discutir e votar na reunião quinzenal de amanhã uma proposta de acordo para os limites territoriais de Guimarães com o concelho de Braga, em Briteiros S. Salvador. Em causa está um diferendo motivado pela construção de uma central detratamento de esgotos por parte de uma empresa que acabou por ser
participado ao Tribunal Administrativo. Negociações nesta instância judicial terminaram em proposta de acordo que vai ser apreciada pela Vereação. De acordo com a proposta, apela-se a sua aprovação visto "os termos do acordo estão em conformidade com o parecer técnico dos peritos".
A proposta acrescenta que tendo-se verificado no decorrer deste processo "os limites entre os municípios de Guimarães e Braga oferecem dúvidas noutros pontos do território e dada a necessidade de clarificar definitivamente tais limites", sugere-se dar sequência ao trabalho iniciado "alargando-o a toda a linha de demarcação entre os dois concelhos".
Outra proposta que vai ser analisada diz respeito a apoios conceder ao
Conselho Municipal da Juventude para organizar a festa de passagem de
ano no Centro Histórico, para além de autorização para alargamento do
horário de funcionamento dos bares e estabelecimentos de restauração até às 3h00.
A vereação vai também analisar uma proposta de apoio à actividade editorial, com a compra de exemplares de diversas obras editadas.
Uma outra proposta, aponta para a compra de terreno em S. Lourenço de
Selho para a construção de um parque de estacionamento junto à igreja e cemitério da freguesia.
Na reunião vão ainda ser votadas propostas sobre concursos internacionais para fornecimento de refeições a estabelecimentos de ensino do 1º ciclo e jardins infantis do Concelho.
Marcações: Política