Protótipo "Ben" apresentado em Guimarães: centro da inovação da mobilidade sustentável para combater alterações climáticas
O Secretário de Estado da Economia assistiu esta segunda-feira à próxima geração de soluções de mobilidade sustentável, numa iniciativa que incluiu a apresentação do protótipo "Ben", um veículo eléctrico fabricado em Portugal que funcionará em oito cidades do país através de aplicação móvel, à semelhança do que já acontece com bicicletas e trotinetes.
No contexto do Demo Day Be.Neutral, inserido no encontro do Conselho de Cidades da Agenda Be.Neutral, que está a decorrer no Instituto de Design, João Rui Ferreira destacou a importância do compromisso que envolve entidades de diferentes quadrantes no combate às alterações climáticas.
"É a transformação de um sonho naquilo que começa a ser uma realidade". "O que vemos liga vários conceitos transformadores, a descarbonização da mobilidade, a ligação ao espaço urbano e às cidades, numa forma diferente de nos relacionarmos na mobilidade e uns com os outros, bem como naquilo que é atingir os nossos objectivos diários na ligação com o trabalho, com a vida social e familiar, num conceito diferente", comentou o governante.
"Este é o culminar de um trabalho de muitos anos, a materialização de algo que se foi construindo através das competências e do talento que temos em Portugal, com pessoas que acreditam, com empresas que investem e antecipam tendências e ajudam a transformar em realidade aquilo que parecia um guião de uma estória. É uma transformação de um modelo de vida, que traz para Portugal enorme valor acrescentado, com a incorporação de tecnologia, produtos de alto valor, com capacidade de escala global, produtos que estão na vanguarda e que podem ter um efeito transformador de outros sectores que estão à volta, uns influenciam outros", acrescentou, acrescentando: "estou muito animado com aquilo que vi" porque "com uma industrialização que se quer verde, sustentável, levando Portugal para a liderança em áreas decisivas, num país que tem o mundo como a sua plataforma de negócio".
Este encontro reafirma o compromisso de oito cidades do Norte - Guimarães, Porto, Braga, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Viana do Castelo, Vila Nova de Famalicão e Oliveira de Azeméis - em se tornarem referências europeias no combate às alterações climáticas.
De referir que Guimarães já integra a Missão Cidades do Programa Horizonte Europa, uma rede de cidades selecionadas pela Comissão Europeia para atingir a neutralidade carbónica até 2030.
No âmbito da Agenda Be.Neutral, liderada pela NOS Comunicações e envolvendo mais de 40 entidades, estima uma redução de 600 mil toneladas de CO2 nas cidades da rede até 2030, gerando uma poupança de 60 milhões de euros.
O protótipo BEN é um veículo leve, conectado e zero-emissões, desenvolvido em parceria com a Salvador Caetano. O BEN, que poderá ser reservado através de uma app e possui conectividade total graças à rede 5G, será testado em todas as cidades da rede Be.Neutral.
No certamente, foram revelados novos autocarros desenhados para serviços urbanos on-demand, reforçando a transição para modos de transporte mais ecológicos. Todos esses veículos estarão integrados na plataforma AYR, desenvolvida pelo CEiiA, que quantifica e valoriza as emissões de carbono evitadas, gerando ativos ambientais que poderão ser transacionados.
Para o Conselho de Cidades, a mobilidade urbana e a sustentabilidade energética são pilares centrais da transformação, numa região que já lidera o país em geração de energia renovável, responsável por 50% do total nacional.
Com um investimento de 220 milhões de euros, 80% dos quais financiados pelo PRR, a Agenda Be.Neutral pretende criar um cluster industrial sustentável, gerando 700 milhões de euros em riqueza e 2200 empregos.