Associação para promover ligação Aeroespacial
O Executivo vimaranense aprovou uma proposta para a criação de uma Associação para a promoção do Aeroespacial nas vertentes empresarial, ensino e investigação.
Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, cujo objectivo principal consiste na indução, promoção e mobilização de actividades de apoio à formação avançada, de participação em processos de valorização tecnológica e de captação de investimento e financiamento para o Município, envolvendo a universidade, os centros de saber e as empresas, no sentido de posicionar a cidade, a região, e o nosso país como referência internacional no Novo Espaço, em parceria com a Universidade do Minho e o CEiiA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto.
A Associação irá gerar três postos de trabalho e contará como sócios promotores a Universidade do Minho, o CEiia e o Município de Guimarães. "Depois os sócios efectivos que podem ser outros centros de investigação, mas pretendo que sejam sobretudo empresas e empresários", explicou o Presidente do Município. Domingos Bragança sublinha que "é preciso que a Aeroespacial seja o promotor para a economia Aeroespacial". "Estamos a formar especialistas nesta área e precisamos de centro de aplicação nesta área, daí captarmos a atenção do CEiiA. São projectos a longo prazo que podem ajudar a reter talento", afirmou.
A oposição também saudou "fortemente a iniciativa", que ajuda a "criar condições em torno desta área"
Recorde-se que o Município de Guimarães e o CEiiA estabeleceram as bases do compromisso para a instalação do "Guimarães Space Hub", um Pólo tecnológico dedicado à investigação aeroespacial que visa estimular a cooperação no setor do espaço, centrada nas vertentes empresarial, ensino e investigação.
O protocolo assinado destina-se ainda a desenvolver o Centro de Operações do Atlântico, que controlará o conjunto de satélites da Constelação Atlântico, a ser construída pelo consórcio liderado pela empresa GeoSat, estimulando, através do “Guimarães Space Hub”, a cooperação Norte de Portugal Galiza e Norte de Portugal Castilla-Leon no setor do espaço, através da promoção dos eixos Guimarães-Vigo e Guimarães-Valladolid.
Marcações: aeroespacial