PCP de Guimarães celebrou Revolução de Outubro

images/fotoarquivo/2018/politica_pcp/pcp.jpg

A Concelhia do PCP de Guimarães promoveu a comemoração da Revolução de Outubro. Foi uma iniciativa que decorreu nas instalações do Grupo Cultural e Recreativo Os Trovadores do Cano que contou com a presença Domingo Abrantes, dirigente do PCP, antigo deputado com um destacado percurso de intervenção e luta na clandestinidade.

Na sua intervenção referiu que "a história regista vários casos de revoluções que influenciaram e determinaram decisivamente a vida dos povos e a evolução do mundo, mas nenhum caso se assemelha à Revolução Bolchevique, pela sua natureza de classe, por ter elevado os explorados à condição de classe dominante e de, com o seu triunfo, ter aberto caminho para a construção de uma sociedade de novo tipo que proclamava como objectivo supremo a liquidação de todas as formas de exploração e opressão, aspiração milenária da Humanidade". Destacou que "assume hoje um grande simbolismo e um valor de princípio o facto do primeiro acto formal do governo operário e camponês, logo no dia seguinte à tomada do poder, ter sido a publicação do Decreto da Paz, no qual se propunha "a todos os povos beligerantes uma paz justa e democrática, sem anexações pela qual ansiavam a maioria dos operários e dos trabalhadores".

Em nome da Comissão Concelhia de Guimarães, Ana Monteiro afirmou que "comemoramos 105 anos da Revolução de Outubro, exaltando a experiência, os valores e as realizações do proletariado russo, do povo russo, dirigidos pelo Partido Bolchevique, com o notável contributo de Lénine. Celebramos a Revolução de Outubro pelo que projectou de profundas transformações no mundo, pelas suas realizações, conquistas e transformações a favor dos trabalhadores e dos povos. Pela defesa de uma sociedade nova, de paz, sem exploradores nem explorados. Renovamos nesta comemoração a nossa profunda convicção que ela permanece no seu acto libertador, como o grande empreendimento que continua a dizer-nos que outro mundo é possível".


Marcações: Revolução de Outubro

Imprimir Email