Metro de superfície na linha férrea entre Guimarães e Lordelo vai ser apresentado à CP

Um metro de superfície entre Guimarães e Lordelo, utilizando as infraestruturas do canal ferroviário existente, dinamizando as estações e apeadeiros.

O projecto-piloto vai ser apresentado amanhã pelo Presidente da Câmara de Guimarães ao Presidente da CP - Comboios de Portugal, após já ter mantido contactos com os responsáveis da Infraestruturas de Portugal.

A revelação foi feita durante a reunião do Executivo vimaranense. Domingos Bragança adiantou a intenção de rentabilizar os equipamentos existentes. “A estrutura ferroviária está a ser utilizada actualmente em 30 por cento e o que se pretende é que passe a funcionar nos restantes 70 por cento como metro de superfície”, disse, afirmando a disposição do Município em celebrar um protocolo para que entre as duas estações "funcione um vai-e-vem" assegurado pela CP, passando a gestão dos apeadeiros e da estação para a Autarquia.

"O projecto já foi apresentado aos responsáveis da Infraestruturas de Portugal, entidade que é responsável pela gestão e manutenção da ferrovia, sendo agora também apresentado à CP, a entidade que tem a concessão do serviço", explicou o Autarca, ao dar conta da disponibilidade de "assumir todas as estações e apeadeiros até a Lordelo, reabilitando e gerindo as áreas". "A CP assumiria uma locomotiva para circular em vai-e-vem entre Guimarães e Lordelo, porque a estrutura ferroviária só está ocupada em 30 por cento. Com esta rentabilização seria possível dinamizar ainda mais o transporte para toda a zona sul do Concelho", alegou.

Na reunião com a direcção da CP, o Presidente da Câmara também reforçará a preocupação com a necessidade de repor a ligação a Guimarães do serviço Alfa Pendular que foi interrompido durante a pandemia.

Marcações: metro de superfície

Imprimir Email