Deputados do PCP no Parlamento Europeu identificaram problemas em Guimarães

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu, João Pimenta Lopes e Sandra Pereira, realizaram uma jornada de trabalho na região de Braga, incluindo contactos com a população de Guimarães. 

Em comunicado, a Direcção da Organização Regional de Braga do PCP realça que, durante três dias, os parlamentares tiveram oportunidade de contactar com os trabalhadores da Vimágua, do Guimarãesshopping e da Coelima, tendo visitado os bairros do IRHU da Emboladoura e de Nossa Senhora da Conceição. Estiveram ainda na feira e mercado municipal.e participaram numa «tribuna pública» no centro do concelho dedicada ao aumento do custo de vida.

O deputado João Pimenta Lopes esteve na Associação de Reformados de Guimarães e visitou os bairros da Emboladoura e Nossa Senhora da Conceição, "onde ouviu queixas da ausência de intervenção na manutenção e reabilitação das habitações, abandono dos espaços exteriores, degradação dos espaços comuns, avarias constantes nos elevadores, infiltrações, problemas de insalubridade e infestações.

"No caso do Bairro da Emboladoura, o estado de degradação geral é significativo (com algumas obras por concluir ainda desde o início da construção), com situações de insalubridade, e persistência de telhados de amianto que tardam em ser substituídos, evidenciando-se, desta forma, a desresponsabilização do Estado, e a falta de intervenção de requalificação e manutenção ao longo do tempo - pese os aumentos significativos de rendas - deixando ao abandono dezenas de moradores", assinala o PCP.

"Constata-se ainda, num momento em que há dezenas de pedidos de habitação, a existência de cerca de 50 fogos desocupados que poderiam servir as necessidades de várias famílias", refere o comunicado, aludindo também aos contactos mantidos com trabalhadores e testemunhos que foram partilhados na «tribuna pública» realizada no centro de Guimarães, com relatos sobre "o aumento do custo de vida nos bens essenciais, na energia e nos preços relacionados com a habitação".

A iniciativa decorreu sob o lema "Ao teu lado todos os dias. A tua voz no Parlamento Europeu".

Marcações: deputados do PCP no Parlamento Europeu

Imprimir Email