Autarcas do PSD transferem-se para o PS
O PS está a acertar os últimos pormenores na elaboração das listas das freguesias para as eleições autárquicas. O processo apresenta algumas surpresas, dada a receptividade de alguns autarcas eleitos há quatro anos pelo PSD encabeçarem as listas do PS. O Presidente da Junta de Brito já está confirmado. Além de José Dias, também o autarca de Souto S. Salvador, eleito pelo PSD, deverá encabeçar a lista socialista naquela freguesia. Domingos Fernandes já terá manifestado essa disponibilidade à Concelhia do PS.A Santiago sabe, no entanto, que outros presidentes de junta eleitos
pelo PSD, em 2001, poderão também vir a abraçar o projecto socialista, estando ainda a decorrer a auscultação necessária antes de ser formalizado esse compromisso. Aliás, todos os nomes propostos para encabeçar as listas socialistas nas freguesias terão de ser aprovados na reunião da Comissão Política do PS, marcada para o dia 2 de Maio. Até lá, as candidaturas continuam abertas.
Além das surpresas relacionadas com a eventual inclusão de eleitos
do PSD, o PS também poderá contar nas suas listas com eleitos da
CDU, nas autárquicas de 2001.
Entretanto, os cabeças de lista do PS para as freguesias da cidade já
estão escolhidos, sendo notória uma aposta na mudança e na renovação dos actuais quadros políticos. Em S. Paio, a lista será liderada por Vitor Oliveira, na freguesia da Oliveira, por Helena Oliveira e em S. Sebastião por Casimiro Silva.
Em Urgezes, uma freguesia que o PS perdeu para o PSD nas últimas autárquicas, o cabeça de lista deverá ser Abílio Lemos. Nas vilas do concelho, o PS deverá reconduzir os candidatos de 2001 em S. Torcato, Serzedelo, Moreira de Cónegos e Lordelo, não estando ainda definido quem serão os nomes escolhidos para Pevidém e Ronfe.
Marcações: Política