PS e PSD discutem candidatos a deputados pelo círculo de Braga
Esta segunda-feira é um dia importante no que toca à elaboração das listas definitivas de candidatos a deputados pelos círculo eleitoral de Braga. No PS, a Federação de Braga reúne com as concelhias; no PSD é a Comissão Política Nacional que se encontra com os responsáveis distritais do Partido. Em ambos os casos, o denominador comum são as listas de candidatos a deputados. No PS, é sabido que o cabeça de lista é António José Seguro. O segundo lugar será ocupado por Vieira da Silva. Quanto ao terceiro lugar, poderá ser preenchido pela vimaranense Sónia Fertuzinhos, indicada para Nacional do Partido e na sua qualidade de líder das mulheres socialistas.Quanto a Miguel Laranjeiro, na melhor das hipóeteses será quinto, logo depois do representante da concelhia de Braga que é António Braga. Na pior das hipóteses, Miguel Laranjeiro será sexto depois dos representantes de Braga e Fafe ou Famalicão, respectivamente, Laurentino Dias e Fernando Moniz.
No PSD, o dia é para reuniões entre as distritais e a Nacional. Nos social democratas, tudo está mais indeciso. Em Braga, certo é que Luís Filipe
Menezes é o cabeça de lista. Falta saber se a Nacional coloca dois ou três candidatos nos primeiros lugares da lista. Independentemente disso, na pior das hipóteses, a Concelhia de Guimarães quer ver Emídio Guerreiro no 7º lugar.
Na disputa de lugares pelas concelhias, o nome de Luís Cirilo pode baralhar as contas. A integração de Luís Cirilo na lista de candidatos é uma incógnita. Cirilo, que nas últimas legislativas também não foi indicado pela Concelhia de Guimarães, tem defensores na distrital, faltando saber se isso chega para ocupar um lugar elegível nas eleições de 20 de Fevereiro.
No PSD todas as indecisões ficam resolvidas terça-feira, com a aprovação definitiva das listas em reunião do Conselho Nacional do Partido.
Marcações: Política