Município reúne artistas para ajustar a estratégia cultural

images/fotoarquivo/2018/cultura/zoom_cultural.jpg

O Município de Guimarães promoveu uma reunião com artistas e criadores culturais no sentido de ajustar a estratégia para o futuro, no âmbito da retoma progressiva das atividades perante a situação de pandemia. A reunião, realizada esta terça-feira, foi presidida pela Vereadora da Cultura, Adelina Pinto, que destacou a necessidade de “trabalhar em comunidade e na relação com as escolas”.

Em comunicado a Autarquia refere que no âmbito das intervenções nesta reunião, ficou patente que Guimarães é uma cidade que transpira cultura e assume uma responsabilidade acrescida para apresentar uma oferta que vai ao encontro das pessoas, definida por “múltiplos caminhos” e com o reforço dos processos de comunicação para abranger todos os estratos da população. Os contributos devem ser apresentados à Câmara Municipal, no sentido de ajustar a estratégia cultural.

"Perante a reflexão promovida em conjunto, o Município de Guimarães procedeu ao mapeamento do setor cultural, definiu apoios à criação e disponibilizou a plataforma digital para a apresentação de conteúdos. A plataforma “Em Guimarães” dispõe de mais de 40 conteúdos gravados em locais icónicos e inusitados, potenciando o território, e complementada com a Agenda Cultural, num investimento a rondar os 150 mil euros para artistas, equipas técnicas e audiovisuais. Através do IMPACTA foram atribuídos 600 mil euros em apoios para projetos e atividades culturais e artísticas. Com o reforço da programação cultural no espaço público, foram criadas duas “open calls” que resultou na implementação de 15 projetos, traduzindo-se num apoio superior a 75 mil euros", lê-se.

Num período incomum, o Município de Guimarães manteve a sua matriz cultural e ajustou a programação às medidas de segurança. Lançou ainda um questionário a todas as Associações Culturais de Guimarães para avaliação dos efeitos da crise neste setor e daí resultou um apoio excecional a rondar os 80 mil euros.

Marcações: Cultura, artistas, estratégia cultural

Imprimir Email