Grupo de moradores da Costa quer assembleia de voto na Escola EB 2, 3 João de Meira
Um grupo de moradores da Costa quer que a assembleia de voto da freguesia passe a funcionar na Escola EB 2, 3 João de Meira. A proposta foi apresentada ao Presidente da Câmara de Guimarães para que seja alterado o local das eleições que tem funcionado no edifício da Escola EB1 de São Roque.
Francisco Tadeu, um dos subscritores da proposta, justificou o pedido, considerando que a EB 1 de S. Roque já "não é um espaço central da Costa e está situada num extremo da freguesia". "Há uma zona nova urbanizada, onde está concentrado um grande número de habitantes da freguesia e a EB 2, 3 João de Meira garante melhores condições", acrescentou, explicando que na área envolvente à EB 1 de S. Roque "há pouco espaço para estacionamento para as pessoas poderem exercer o seu direito de voto e quem tiver de se deslocar de transportes públicos poderá ter de apanhar dois autocarros".
Confrontado com esta proposta, o Presidente da Junta da Costa, Carlos Coimbra, manifesta-se contra lembrando que a escola de S. Roque "é mais central e mais acessível para a população idosa da freguesia".
Dizendo-se "perplexo", o Presidente da Junta considera que a proposta tem "um cunho político", feita por "um grupo que quer fazer política".
De acordo com a legislação em vigor, os locais de voto das eleições europeias de 26 Maio têm de ser decididos pelo Presidente da Câmara até ao próximo domingo. Ora, o Grupo Santiago sabe que Domingos Bragança, depois de ouvir a junta de freguesia, já decidiu e manteve o local de voto na Escola EB1 de S. Roque.