Alexandra Gesta vai presidir ao Conselho Directivo do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana

Alexandra Gesta vai presidir ao Conselho Directivo do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU). Ontem, o Conselho de Ministros nomeou os novos membros do Conselho Directivo do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), para o quinquénio 2017-2021.

Segundo o comunicado divulgado no final da reunião, Alexandra Barbosa Gesta, Luiz Henrique Pinheiro dos Santos e Luís Maria Roxo Gonçalves assumem, respectivamente, os cargos de presidente e vogais daquele instituto. "A idoneidade, experiência e competências profissionais dos novos elementos foram atestadas conforme parecer favorável da CRESAP", refere o documento.

A arquitecta Alexandra Gesta foi responsável pelo projecto de requalificação urbana do Centro Histórico de Guimarães e pela candidatura de Guimarães a Património Cultural da Humanidade em 2001, integrando os quadros da Câmara Municipal de Guimarães desde 1980l.

Cumpriu o mandato de 2009 a 2013, após ter sido eleita Vereadora da Câmara de Guimarães, assumindo a responsabilidade política na Divisão do Centro Histórico. Durante esse período integrou a equipa coordenadora do projecto urbanístico «Guimarães, Capital Europeia da Cultura 2012». 

Actualmente, era responsável pelo processo de candidatura da Zona de Couros a Património Cultural da Humanidade.

O IHRU é um instituto público de regime especial e de gestão participada, integrado na administração indirecta do Estado, dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio.

De entre as suas principais atribuições, na concretização da política definida pelo Governo para as áreas da habitação e da reabilitação urbana, destaca-se uma vertente marcadamente económico-financeira e com repercussões no âmbito do desempenho da sua missão e atribuições.

 

Marcações: Política

Imprimir Email