Domingos Bragança prometeu decidir sempre a favor do ambiente e da sustentabilidade

A protecção e valorização do ambiente foi a ambição assumida e reforçada por Domingos Bragança, na tomada de posse para exercer o segundo mandato como Presidente da Câmara de Guimarães.

Na abertura da cerimónia realizada esta manhã no Centro Cultural de Vila Flor, o "Hino de Guimarães" foi interpretado pelos jovens cantores da Sociedade Musical, seguindo-se a sessão de instalação da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal, para o mandato 2017/2021.

Em simultâneo, um a um, foram chamados os 49 deputados eleitos para o órgão deliberativo e os 48 presidentes de junta de freguesia e uniões de freguesia do Concelho para assinarem a acta e serem investidos nas respectivas funções.
Depois, foi a vez dos 11 eleitos para a Câmara Municipal. Domingos Bragança foi o primeiro a ser chamado, sendo reconduzido na Presidência da Autarquia. No discurso da tomada de posse, reiterou o compromisso assumido há quatro anos. "Governarei para todos, por todos, por Guimarães", afirmou, agradecendo aos vimaranenses "a forma cívica e interessada como participaram nas eleições, o que certamente explica que tivéssemos mais 8 mil 600 votantes do que em 2013".

"Contem com a mesma atitude que assumi ao longo do mandato anterior: só há um concelho. Não há freguesias, ou instituições ou cidadãos deste oi daquele partido. Somos todos vimaranenses. Há um concelho e é para esse Concelho que vou governar", referiu, reiterando os compromissos estabelecidos no programa eleitoral, como o incremento às condições de mobilidade através do reforço da oferta e cobertura dos transportes públicos, tendencialmente elétricos , e da criação de condições que favoreçam modos suaves de deslocação com a construção da Ecovia e de percursos pedonais", vincou. 

O Presidente da Câmara comprometeu-se a "em todas as decisões que tomar, em todos os investimentos, em todas as posturas, decidir a favor do ambiente, da sua preservação e sustentabilidade", lançando um desafio aos vimaranenses, às instituições e empresas a fazerem o mesmo, "a considerar o impacto ambiental das pequenas e das grandes decisões que tomam e a escolher a via que se traduza no menor impacto possível".

"A maior ambição que tenho é a de conquistar as consciências para a responsabilidade que partilhamos em legar às próximas gerações um ambiente são, protegido e acarinhado por todos. É que cada vimaranense se mobilize para este novo desafio colectivo e se assuma como eco cidadão". 

Antes, cerimónia ficou marcada pela despedida de António Magalhães de funções políticas. O ex-presidente da Câmara e Presidente da Assembleia Municipal cessante confessou-se "orgulhoso e recompensado por uma vida cheia", por décadas de trabalho dedicado a Guimarães.

Na sua intervenção, António Magalhães expressou "sentida gratidão" aos trabalhadores da Câmara Municipal pelo "exemplo de dedicação à causa pública". Depois de desejar felicidades a Domingos Bragança e a todos os eleitos, António Magalhães manifestou-se "sempre disponível para os vimaranenses e para Guimarães".

O novo Presidente da Assembleia Municipal, José João Torrinha, vai dar continuidade aos trabalhos, presidindo à primeira reunião daquele órgão agora instalado cuja sessão vai realizar-se no próximo dia 27.

O hino de Portugal fechou a sessão pela voz, novamente dos jovens cantores da Sociedade Musical de Guimarães.

Marcações: Política

Imprimir Email