Coligação Juntos por Guimarães defende a desmunicipalização da cultura

A coligação Juntos por Guimarães apresentou esta terça-feira as suas propostas relativas à Cultura para o Município de Guimarães. Numa conferência de imprensa realizada em frente ao Teatro Jordão, Ricardo Araújo leu uma carta aberta, onde defendeu a "desmunicipalização da cultura".

Relativamente às propostas culturais, André Coelho Lima apresentou os seis eixos que propõe para o Município. Apoio à produção e criação artística, apoio ao associativismo, aposta nos equipamentos culturais, eventos, a identidade e o património, e a educação para a cultura. São estes os eixos que compõem a proposta da coligação.

Relativamente aos dois primeiros, o candidato à Câmara Municipal de Guimarães propõe um "reforço financeiro equivalente" àquele que a coligação propõe para o desporto. "Estamos aqui a falar na criação de uma bolsa criativa para o apoio às artes, no fundo é um programa de apoio para que se promova a internacionalização dos criadores de Guimarães e se promova também a fixação de novos criadores em Guimarães.", ainda neste primeiro eixo "está a descentralização cultural", que no entender de André Coelho Lima é "essencial" para o apoio à actividade cultural e artística. Sobre o apoio ao associativismo, a coligação, caso ganhe as eleições pretende "criar um Gabinete Municipal de apoio às artes a associações, no fundo estamos a falar de um gabinete que sirva para o apoio logístico, para o apoio técnico a todas as associações do concelho". Ainda neste eixo da proposta, o candidato pretende fazer "um reforço do apoio financeiro equivalendo àquele que é o apoio que nós determinamos para o desporto", ou seja no entender de André Coelho Lima, "as associações culturais de Guimarães devem ter um apoio em termos financeiros, um esforço financeiro do Município equivalente àquele que está projecto para a área do Desporto no que respeita ao apoio directo aos clubes e associações desportivas".

Quanto aos equipamentos culturais foi defendida a "sustentabilidade dos equipamentos" já existentes. O Teatro Jordão não foi esquecido, e a coligação deseja que sem prejuízo do programa já estabelecido, seja mantida a sua sala de espectáculos. A criação de um Centro Cultural em São Torcato é também um compromisso de André Coelho Lima. 
Sobre os eventos, a coligação promete realizar uma Feira do Livro e uma "Feira de Gastronomia a sério", a somar à "valorização e promoção das Festas Gualterianas".

Na identidade e o património, o objectivo é reforçar os "compromissos já assumidos anteriormente", como exemplo elevar as Festas Nicolinas a Património e Imaterial da Humanidade e a elevação da Citânia de Briteiros como Património Material da Humanidade. 
Levar às escolas os artistas às escolas e promover visitas aos espaços museológicos de Guimarães fazem parte do eixo da educação para a Cultura.

Marcações: Política

Imprimir Email