Coligação Juntos por Guimarães pretende reduzir IMI e preço da água
A coligação Juntos por Guimarães apresentou esta segunda-feira, em conferência de imprensa, o seu terceiro compromisso eleitoral.André Coelho Lima, candidato à Câmara Municipal de Guimarães prometeu uma redução do IMI em 10%, uma redução do preço da água também em 10% e uma redução da taxa de ligação à rede de água e saneamento em 50%.
Sobre a primeira proposta André Coelho Lima explica que "a redução do IMI em 10% tem uma incidência clara nas famílias como um todo", sendo que é no seu entender "absolutamente coerente com aquilo que têm defendido neste mandato e nos mandatos anteriores. E é sobretudo, devolver às pessoas aquilo que lhes foi cobrado a mais neste últimos anos. Guimarães tinha no ano de 2013 uma receita de IMI da ordem dos 17 milhões de euros, tendo hoje uma receita na ordem dos 20 milhões de euros. Aquilo que se propõe com esta redução de IMI é fazer a receita do município de Guimarães regressar ao valor do início deste mandato", disse o candidato da coligação Juntos por Guimarães.
André Coelho Lima propõe ainda a redução do preço da água em 10% e uma redução de 50% da taxa de ligação às redes de saneamento. E para tornar possível esta redução de preços André Coelho Lima pretende "aumentar o número de consumidores das redes de água e saneamento", através de preços apelativos, "melhorar a eficiência gestionária" e assim reduzir as "perdas de água que se situam nos 40%". A última proposta e numa perspectiva de dar fôlego à redução de preços tem a ver com o valor que a Câmara recebe da Vimágua pela contrapartida por utilização de bens do Município. "Hoje em dia a Vimágua atribui pela contrapartida pela utilização de bens do Município uma verba de perto de três milhões de euros a Guimarães e Vizela. A Guimarães toca cerca de 90% deste valor, e nem sempre este montante foi pago. (...) E portanto só aqui metade desta receita que a Câmara de Guimarães recebe hoje em dia, deixando de a receber já tem amparo para os 10% no corte da água", explicou.
Para a realização destas propostas André Coelho Lima admite que será preciso investir primeiro, mas que o retorno acontecerá nos anos seguintes.
Marcações: Política