Novo campus de justiça de Guimarães no antigo Colégio Egas Moniz
O novo campus de justiça de Guimarães vai ficar instalado no edifício do antigo Colégio Egas Moniz.Nesta sessão solene evocativa dos 889 anos da Batalha de S. Mamede, ontem, realizada no Paço dos Duques de Bragança, o momento inspirador da Fundação de Portugal foi apontado como exemplo de coragem para enfrentar os novos desafios.
A cerimónia presidida pela Secretária de Estado Adjunta da Justiça foi aproveitada pelo Presidente da Câmara de Guimarães para enumerar alguns dos projectos do mandato que está prestes a terminar e lembrar também aspirações, como a ambição de ser criado "um campus de justiça em Guimarães". Domingos Bragança dirigiu-se a Helena Mesquita Ribeiro para defender a necessidade de criar "melhores condições para quem trabalha na Justiça ou a ela recorre". "Sabendo que estamos disponíveis para ir muito além daquilo que são as nossas competências directas, peço-lhe que acalente connosco este objectivo para que em cooperação o tornemos também brevemente realidade", afirmou o Autarca.
A representante do Governo ouviu e revelou que já está escolhido o local para o campus de justiça em Guimarães, garantindo o empenhamento do Ministério para concretizar a aspiração de Guimarães. "O espaço já foi encontrado, tendo neste momento um processo de avaliação na Direcção-Geral do Tesouro", disse, garantindo que o Ministério da Justiça "está empenhado", esperando que brevemente seja outorgada a parceria para "dotar Guimarães de um novo campus, porque os serviços estão deslocalizados do centro e o Ministério da Justiça suporta custos elevados com a manutenção dos serviços nas instalações que ocupam actualmente. É uma ambição do Ministério da Justiça dotar Guimarães de instalações adequadas".
Marcações: Política