FOTOS: Catarina Martins orgulhosa pela candidatura de Wladimir Brito à Câmara Municipal
A Coordenadora Nacional do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, esteve esta terça-feira em Guimarães, onde discursou para uma sala repleta nas instalações do Convívio.Na sessão oficial de apresentação das candidaturas do Bloco de Esquerda às eleições autárquicas de 2017, a bloquista fez um discurso virado para o poder local, e aqui elogiou os candidatos do partido à Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Guimarães: "É com orgulho poder estar aqui a apresentar estes cabeça de lista à Assembleia e Câmara municipais de Guimarães. Há um trabalho laboral forte de presença de que a Sónia Ribeiro tem sido a voz que faz com que ninguém fique para trás que é extraordinariamente importante. E o reconhecimento que o Wladimir Brito tem, pelo seu trabalho cívico, pela sua intervenção, é um reconhecimento que é bem mais largo que Guimarães. Wladimir tem aquela qualidade rara de juntar o melhor que sabe do ponto de vista académico à acção mais precisa em nome da democracia e isso é o que faz absolutamente a diferença", elogiou a Coordenadora do Bloco de Esquerda sob os aplausos da sala.
Antes já havia discursado o candidato à Autarquia vimaranense, Wladimir Brito, que nas palavras dirigidas à plateia explicou as razões da sua candidatura. Sobre as suas propostas e os temas base da sua candidatura, Wladimir Brito explicou as suas "linhas de rumo". A primeira tem a ver com a "pessoa humana e a sua dignidade". "O cidadão vimaranense, o munícipe é a primeira preocupação que vamos ter nesta candidatura (...) não iremos excluir ninguém, todos são importantes para Guimarães." A segunda questão abordada pelo professor universitário foi a "acção social". A "mobilidade humana do Concelho sempre ligada à protecção ao meio ambiente" foi a terceira ideia falada pelo candidato do Bloco de Esquerda. No que à Cultura diz respeito, Wladimir Brito criticou a "monopolização política", dizendo que "há que fazer uma reviravolta na gestão política da cultura de modo a permitir e dar liberdade aos artistas para criarem, conceberem, promoverem, oferecerem, pese embora a Câmara possa participar ajudando e colaborando nessas situações". A última "preocupação" abordada pelo candidato do Bloco de Esquerda foi a "desburocratização administrativa" para combater a corrupção, defendendo a "simplificação" dos serviços e a própria "descentralização" dos serviços municipais, instalando certos serviços em "freguesias âncora".
Sónia Ribeiro, candidata à Assembleia Municipal, defendeu que "o reforço da representação do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal, e a presença do vereador Wladimir Brito na Câmara Municipal fará Guimarães crescer de forma sustentável".
Veja a reportagem completa na edição desta semana d'O Comércio de Guimarães.
Marcações: Política