André Coelho Lima anunciou túnel para melhorar acessibilidade à zona Sul de Guimarães

Construir um túnel para ligar a rotunda da Avenida D. João IV ao acesso à portagem Guimarães - Sul é mais um dos projectos apresentados pelo candidato da Coligação Juntos por Guimarães. A ideia foi revelada por André Coelho Lima, em conferência de imprensa realizada esta segunda-feira, onde anunciou quatro propostas para «interligar Guimarães».

Na iniciativa que decorreu no último piso do Hotel Fundador, André Coelho Lima justificou os quatro projectos de melhoria de acessibilidades para revolucionar a mobilidade e reforçar a coesão territorial. Os projectos que tocam os quatro cantos do concelho, procurando "aproximar a Cidade dos principais centros populacionais, planificando Guimarães para os próximos 30 anos".

Obedecendo à ordem de apresentação na exposição feita por André Coelho Lima, o primeiro projecto diz respeito à construção de um túnel com a extensão de 700 metros para melhorar a ligação da Avenida D. João IV ao acesso à portagem Guimarães-Sul, numa intervenção que será complementada com a conclusão da Circular Sul Nascente. "Está já prevista a construção da ciclovia, mas queremos que a via que está projectada há muito tempo remate e mude os acessos naquela zona", explicou.

Outro projecto surge dirigido à zona de Pevidém e todas as freguesias envolventes. Trata-se de uma intervenção destinada a resolver "constrangimentos existentes na Veiga de Creixomil", criando uma ligação directa entre a Alameda dos Desportos, na Cidade Desportiva, e a rotunda de Mouril. Prevê ainda uma ligação directa da Variante de Creixomil ao Pavilhão Multiusos.
Com assumido "carácter prioritário", André Coelho Lima rotulou a proposta para melhorar a ligação entre Guimarães e a vila das Taipas, com a construção de uma Avenida Urbana com a extensão de 2 mil e 700 metros, aproveitando o traçado da Estrada Nacional. "Todas estas intervenções prevêm uma faixa de rodagem exclusiva para os veículos de transporte público", observou o candidato da Coligação Juntos por Guimarães, ao defender para a zona Noroeste do Concelho uma ligação entre a vila das Taipas e a auto-estrada A11, em detrimento da já anunciada Via dedicada ao Avepark.

Na exposição que fez, André Coelho Lima apontou ainda no sentido de S. Torcato, apontando a necessidade de proceder à requalificação integral da Estrada Nacional, com a criação de passeios em toda a sua extensão. 

Questionado sobre a orçamentação, o candidato da Coligação apontou o valor de 31 milhões de euros, "curiosamente o valor da revisão orçamental aprovada para este ano para o Município de Guimarães". 

Quanto à execução dos projectos apresentados, André Coelho Lima admitiu que não poderão ser concretizados apenas num mandato, apontando "10 anos como o prazo de concretização".

 

Marcações: Política

Imprimir Email