Intervenção na EN 101, criação do centro social de Calvos e despoluição do rio Vizela apresentados na reunião descentralizada em Serzedo
A Casa do Povo de Serzedo recebeu esta quinta-feira a vereação vimaranense para a realização da 13ª reunião descentralizada. Na sessão que decorreu no auditório daquela Instituição, os alunos do Jardim de Infância da Escola do Outeiro receberam o Executivo, entoando o hino nacional e apresentado o projecto da sua horta escolar.À semelhança do que tem acontecido nas outras reuniões descentralizadas, a Autarquia revelou projectos que tenciona desenvolver na União de Freguesias de Calvos e Serzedo. Um deles via a a criação do Centro de Convívio em Calvos, com a intervenção no edifício da antiga estalagem, um prédio do século XVIII que é propriedade do Município e que está abandonado.
O Director do Departamento de Obras Municipais, Joaquim Carvalho, apresentou também a intenção da Câmara em proceder ao reordenamento da EN 101, junto ao edifício da Casa do Povo de Serzedo, onde funciona o posto de saúde.
Em articulação com a Infraestruturas de Portugal, o Município quer colocar uma passadeira, reordenar o estacionamento e construir passeios para garantir a segurança dos peões.
Na abertura da sessão, o Presidente da União de Freguesias realçou o investimento feito pela Autarquia na reabilitação do edifício da Casa do Povo de Serzedo para garantir a permanência do posto de saúde naquela localidade, congratulando-se com os projectos anunciados para Serzedo e Calvos.
O Vereador do PSD, André Coelho Lima, sustentou que Serzedo e Calvos possuem atractivos que é preciso valorizar, anotando problemas nas redes de telecomunicações e de energia eléctrica.
O Vereador da CDU, José Torcato Ribeiro sublinhou a existência de potencialidades patrimoniais arquitectónicas, paisagísticas e imateriais, como a ronda da Lapinha.
O Presidente da Câmara aproveitou a reunião descentralizada em Serzedo para dar conta do interesse da Autarquia em manter as negociações para adquirir um imóvel existente junto à igreja paroquial para integrar o centro cívico, assim como os terrenos junto ao rio Vizela onde está instalado um parque de lazer. Domingos Bragança revelou que os municípios de Guimarães, Vizela, Fafe e Felgueiras estão empenhados na despoluição daquele o curso de água.
A revelação do Presidente da Câmara surgiu após uma intervenção feita na reunião do Executivo por uma moradora da Rua 24 de Junho, em Serzedo, que denunciou o ruído e o mau cheiro emanado pela ETAR situada junto ao rio Vizela. Domingos Bragança prometeu envidar esforços junto da Águas de Portugal para resolver o problema.
A próxima reunião descentralizada vai decorrer na União de Freguesias de Sande Vila Nova e Sande S. Clemente.
Marcações: Política