Candidato da Coligação Juntos por Guimarães quer pedonalizar Cidade com 800 lugares de estacionamento «de proximidade»

O Candidato da Coligação Juntos por Guimarães, André Coelho Lima, anunciou esta segunda-feira o primeiro projecto político para "transformar o centro da Cidade", garantindo a pedonalização de diferentes espaços com intervenções que contemplam a construção de dois parques de estacionamento subterrâneos, um no Largo do Toural, com capacidade para 500 lugares, e outro no Largo República do Brasil, com capacidade para 300 viaturas.

Numa sessão realizada na sede do PSD, em que mostrou as soluções preconizadas para a mobilidade recorrendo a plantas da Cidade onde assinalou as acções, André Coelho Lima justificou que é "o primeiro grande projecto que a Coligação apresenta aos vimaranenses, no âmbito das próximas eleições autárquicas". "É a resolução do maior problema actual da Cidade: a falta de estacionamento confortável", assinalou, ao explicar que as intervenções visam a pedonalização da área central da Cidade, ficando "livre de automóveis". 

O candidato da CJpG propõe a pedonalização da Rua Paio Galvão, Rua de Santo António, largo do Toural e parte superior da Alameda, num projecto que obrigará à construção de um túnel para garantir a ligação viária entre a Avenida Conde Margaride e o Largo Valentim Moreira de Sá e zona sul da Alameda de S. Dâmaso.

No Largo República do Brasil, a zona em frente à igreja de Nossa Senhora da Consolação e dos Santos Passos também ficará livre do trânsito automóvel "passando-o pelas suas traseiras".

Para André Coelho Lima, a criação de estacionamento de proximidade permitirá "garantir conforto no acesso ao Centro Histórico da Cidade", em articulação com a pedonalização. "É estacionamento o mais próximo possível dos destinos onde as pessoas se querem dirigir", afirmou, expressando que os dois parques de estacionamento serão complementares.   

"Revitalizar o comércio tradicional, fixar a população no Centro Histórico e respeitar o património, sem intervenção de natureza estética" foram as metas apontadas com o projecto que quer resolver "o problema de estacionamento para as próximas décadas, com alternativas que não existem".

"Não queremos mexer no Toural que as pessoas conhecem, queremos consolidar a intervenção, com valências que tornem o espaço mais fruível, capaz de atrair mais população", indicou, reiterando a oposição à construção do Parque de Estacionamento previsto para o quarteirão Camões/Caldeiroa e não à expropriação de terrenos.

Para a concretização do projecto que poderá ficar orçado em 12 milhões de euros, André Coelho Lima esclareceu que o "modelo de construção e exploração ainda está em aberto", embora tenha sublinhado que a iniciativa já mereceu o interesse "de investidores privados".

Marcações: Política

Imprimir Email