Vereadores do PSD e CDS voltam a defender requalificação da EN 101 que liga Guimarães às Taipas
Os vereadores da oposição, André Coelho Lima, do PSD, e António Monteiro de Castro, do CDS, promoveram esta sexta-feira, uma conferência de imprensa onde voltaram a defender a requalificação da Estrada Nacional 101 que liga Guimarães à vila das Taipas.O Ministério do Planeamento e Infraestruturas, divulgou esta semana quais a obras integradas no Programa de Valorização das Áreas Empresariais. A construção da Via de Acesso ao Avepark, integra esse programa e, assim sendo, o Governo português deu luz verde para a melhoria da ligação rodoviária ao Parque de Ciência e Tecnologia existente na freguesia de Barco e que terá um investimento de 18,4 milhões de euros.
Ora, André Coelho Lima e Monteiro de Castro entendem que como este dinheiro não vem dos Fundos Comunitários, mas sim do Orçamento do Estado, "faz todo o sentido voltar a trazer à discussão pública a requalificação da EN 101 que liga Guimarães às Taipas". Os dois partidos da oposição defendem que a requalificação deste troço da Estrada Nacional 101, em simultâneo com a construção de uma via dedicada ao Avepark - diferente daquela que a Câmara Municipal defende - iria resolver "dois problemas" de uma só vez, com "sensivelmente o mesmo volume de investimento".
André Coelho Lima, vereador do PSD, felicitou o Governo, e admitiu ter sido "surpreendido" pois "andaram-se anos a discutir Fundos Comunitários, (...) como agora o que se discute é Orçamento de Estado - é o que está anunciado em tudo o que é comunicação social - e portanto permite que todas as reflexões possam ser feitas. (...) Sendo um investimento directo do Orçamento de Estado, temos de voltar a discutir tudo".
Os vereadores da Coligação Juntos por Guimarães defenderam também que a "versão mais curta" da sua proposta é mais ecológica para o ambiente do que a proposta mais longa defendida pelo Município vimaranense.
Marcações: Política