Coligação Juntos por Guimarães surpreendida com "falta de discrição" de Domingos Bragança

A Coligação Juntos por Guimarães promoveu, esta segunda-feira, uma conferência de imprensa, onde questionou a "falta de discrição" do Presidente da Câmara Municipal. Em causa estão afirmações de Domingos Bragança relativamente à questão do acordo de consenso de todos os partidos relativamente à candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia.

Na reunião do Executivo Municipal do passado dia 19 de Janeiro, Domingos Bragança afirmou que "foi feito um acordo de consenso com todos os partidos políticos com representação na Assembleia Municipal em que ele seja assinado por todos os deputados, vereadores e de todos os partidos políticos para que haja um amplo consenso da Capital Verde Europeia da nossa candidatura", manifestando a esperança "que todos os partidos respondam positivamente porque a Capital Verde Europeia é hoje uma ambição de todos os vimaranenses". 

César Teixeira, líder do PSD de Guimarães, manifestou alguma "surpresa" pelo facto do "grande interessado na discrição e continuação da discrição das negociações, não respeitar esta necessidade", pois, no entender de César Teixeira, "antes de haver qualquer divulgação pública, as negociações devem ser efectuadas no silêncio e recato dos bastidores, sem qualquer sentido pejorativo".

Orlando Coutinho, líder do CDS de Guimarães, referiu que esta "não é uma candidatura do Partido Socialista, mas sim de Guimarães", por isso, disse mesmo que "considera que o município está a gerir mal todo o processo". 
No entender da Coligação, antes de qualquer desígnio há questões importantes que têm de ser respondidas nomeadamente em "relação à recuperação paisagística do espaço onde estava previsto instalar-se o projecto industrial Ecoibéria. Também pretendemos obter informações relativamente ao percurso da via de acesso ao AvePark, que tal como nós sempre referimos, o trajecto tal qual como estava apresentado é um projecto que sob o ponto de vista ambiental deixava particularmente a desejar, o que é manifestamente incompatível com um concelho que pretende ser Capital Verde", entre outros assuntos.

César Teixeira disse ainda que Domingos Bragança com as declarações proferidas no dia 19 de Janeiro, colocou uma "pressão injustificada" em todo este processo à volta do acordo de consenso para a candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia.

No início da polémica Domingos Bragança remeteu esclarecimentos para a Comissão Política do PS que esclareceu que a candidatura foi assumida como objectivo eleitoral.

Marcações: Política

Imprimir Email