André Coelho Lima falou sobre transparência esta segunda-feira

Na qualidade de líder da Coligação Juntos por Guimarães às para as próximas eleições autárquicas, André Coelho Lima, falou esta segunda-feira sobre transparência.

O vereador Municipal comentou o facto de Guimarães liderar o ranking de ajustes directos nos municípios do Minho dizendo: "Guimarães é a Câmara que mais recorre a ajustes directos. O ajuste directo é o método mais simples, mais rápido, mais expedito, mas não é de todo o mais transparente." Assim sendo, o líder da Coligação expressou a sua insatisfação por "Guimarães liderar um ranking de falta de transparência na gestão de dinheiros públicos". 

Para combater, e alterar esse mesmo ranking, o candidato André Coelho Lima, apontou quatro medidas: "em primeiro lugar alterar as regras internas para os ajustes directos, ou seja, o ajuste directo é feito por convite da Câmara Municipal, e será aberto um período, para que qualquer entidade, como se sucede nos concursos públicos, possa apresentar as suas propostas, possa concorrer. Este prazo é um prazo curto, (...) segunda medida: criar um portal de consulta por qualquer cidadão, e este portal vai divulgar em permanência todos os projectos aprovados e a sua fase de execução, (...) terceira medida: aprovar em 30 dias um código de conduta interno, um código de conduta para os eleitos locais, um código de conduta para toda a equipa da Câmara Municipal que no fundo comporte estas novas regras, (...) e quarto: criar a figura do Provedor do Munícipe. É uma figura que faz falta, é uma figura que está disponível para defender os cidadãos", disse André Coelho Lima.

André Coelho Lima comentou também as declarações proferidas, sábado, pelo Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, relativamente aos autarcas eleitos pela Coligação Por Guimarães, que deverão ser candidatos do PS nas próximas eleições autárquicas. Casos da União de Freguesias de Rendufe e Atães e Junta de Ponte. André Coelho Lima fez uma analogia com o futebol dizendo que essas declarações "transformaram a política local num mercado de transferências de futebol".

Quanto a possíveis "substituições", bem como a apresentação de todos os candidatos às freguesias do Concelho da Coligação Juntos por Guimarães, André Coelho Lima não se comprometeu com datas, dizendo que os mesmos serão apresentados no seu devido tempo.

Marcações: Política

Imprimir Email