Maioria socialista aprovou tarifário da Vimágua para 2017
A maioria socialista aprovou a proposta que mereceu os votos contra dos vereadores do PSD, CDS e da CDU. As tarifas da água mantém-se, mas o serviço de saneamento terá um aumento de 2, 32 por cento.De acordo com a proposta, "a actualiação das tarifas foi calculada de acordo com as regras fixadas no Contrato de Gestão da Vimágua, celebrado a 2 de Abril de 2008 com os Municípios de Guimarães e Vizela, e com o Plano de Viabilidade Económico-Financeiro, documentos aprovados em 2007 pelas Câmaras e respectivas Assembleias Municipais".
"Com excepção das tarifas do serviço de saneamento que terão um aumento de 2, 32 por cento, todas as restantes, nomeadamente as tarifas da água, não terão qualquer aumento em 2017 à semelhança do já sucedido em 2015 e 2016", indica o documento.
"O aumento das tarifas de saneamento decorre do agravamento em 2, 8 por cento da tarifa aplicada pela «Águas do Norte», da tarifa de energia eléctrica em 2, 4 por cento e do aumento do índice de preços ao consumidor em 0, 7 por cento.
O aumento médio da factura de água e saneamento, em 2017, será à volta de 1 por cento", sustenta a proposta.
Marcações: Política