Maioria PS indeferiu pedido de informação prévia da Ecoibéria
A maioria socialista indeferiu o pedido de informação prévia apresentado, em Julho último, pela Ecoibéria, sobre a viabilidade da realização de uma operação urbanística no âmbito do projecto para a construção de uma nova unidade daquela empresa em Penselo.A oposição absteve-se. O vereador Torcato Ribeiro explicou que não podia partilhar responsabilidade de um processo que sempre foi conduzido pelo PS.
Por seu turno, Monteiro de Castro disse que a abstenção é uma crítica política sobre a forma como o PS tratou o processo desde início.
O Presidente da Câmara considera que o processo está em crise, sublinhando que a Ecoibéria realizou movimento de terras para o qual não tinha autorização.
Domingos Bragança salienta ainda que, em última instância, o processo será decidido pela CCDRN a quem a deliberação camarária agora tomada será enviada. Por outro lado, refuta a acusação de que este processo resulte de uma desenfreada ânsia de atrair investimento para o Concelho e realça a importância de uma decisão final sobre o pedido feito pela Ecoibéria e agra indeferido, para uma decisão final sobre o processo.
Na reunião desta quinta-feira que marcou o regresso de férias da vereação, foi ainda aprovada a continuidade do projecto de âmbito social Raízes, criado pelo Orçamento Participativo e desenvolvido em algumas freguesias do sul do Concelho. Foi também aprovada a proposta de início de procedimento de um regulamento sobre um concurso de ideias no âmbito da gestão e do planeamento territorial do Concelho.
Refira-se que a próxima reunião do executivo Municipal é mais uma sessão descentralizada. Está marcada para o próximo dia 22 e vai decorrer na União de Freguesias de Airão Santa Maria, Airão S. João e Vermil.
Marcações: Política