23 propostas de cidadãos a votos no Orçamento Participativo 2016
O processo de votação na edição deste ano do Orçamento Participativo de Guimarães começa esta quinta-feira. Até ao dia 6 de Outubro, os vimaranenses são desafiados a conhecer e seleccionar propostas constantes em 23 projectos apresentados por cidadãos vimaranenses.Ao todo, foram admitidas 16 ideias no âmbito da sustentabilidade ambiental e sete na área do voluntariado e solidariedade. Além da votação online, os munícipes poderão também exercer o seu direito de voto através de SMS, novidade introduzida na edição deste ano.
Segundo informação divulgada pelo Gabinete de Comunicação da Autarquia, "das 34 propostas inicialmente apresentadas, nove foram recusadas por serem tecnicamente inviáveis ou não pertencerem às temáticas aprovadas nos termos do regulamento. Enquanto isso, três propostas evoluíram para uma só, pela sua similaridade e objectivos comuns, tendo os proponentes trabalhado para uma proposta única e mobilizadora. Após ultrapassadas as fases de apresentação e validação técnica dos projectos, não se verificou nenhuma reclamação por parte dos proponentes".
Na fase de votação, as propostas vencedoras terão de ter um limite mínimo de 500 votos, sendo validadas para implantação até ao limite da verba atribuída ao Orçamento Participativo, no valor de meio milhão de euros, 200 mil dos quais destinados ao «Orçamento Participativo Escolas», o dobro do ano passado cuja edição teve uma elevada adesão por parte dos 14 agrupamentos e as das escolas secundárias. Resultado disso mesmo foi a implementação de projectos de instalação de novas iluminações economizadoras, hortas pedagógicas ou propostas de índole social da iniciativa dos alunos.
Marcações: Política