Vereação vimaranense unânime na votação de seis personalidades com Medalha de Mérito Social
O executivo Municipal vimaranense aprovou esta quinta-feira, por unanimidade e por votação secreta, a proposta de atribuição de distinções honoríficas a atribuir na sessão solene das comemorações de mais um aniversário da Batalha de S. Mamede, Dia Um de Portugal, no próximo dia 24.Vão receber a Medalha de Mérito Social seis personalidades vimaranenses: Belmiro Jordão, da Ordem Terceira de São Francisco, José Inácio Menezes, presidente da UNAGUI, José Luís Fernandes, dirigente do Lar de Santo António, Padre José Machado, Presidente dos Bombeiros Voluntários das Taipas, Novais de Carvalho, ex-Juiz da Irmandade São Torcato, e Noémia Carneiro, Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães.
O Presidente da Câmara, Domingos Bragança, justificou o reconhecimento municipal com a dedicação destes vimaranenses às causas sociais.
Os nomes das personalidades agraciadas foram votados por unanimidade. Mas, o Vereador do PSD, André Coelho Lima, assinalou que discorda do procedimento. Também o Vereador do CDS-PP, António Monteiro de Castro, considera que o facto da Medalha de Mérito Social ser entregue a seis personalidades da área social "esbate a visibilidade do objectivo".
O Vereador da CDU, José Torcato Ribeiro, indicou que os nomes oferecem consenso, dado serviço prestado às instituições onde exercem funções.
A sessão solene das comemorações de mais um aniversário da Batalha de S. Mamede, Dia Um de Portugal, realiza-se no próximo dia 24, pelas 17h30, no Paço dos Duques de Bragança.
No final da reunião, o Presidente da Câmara adiantou que tem já garantida a presença do Ministro da Cultura na cerimónia. Domingos Bragança revelou que formulou o convite ao Presidente da República e ao Primeiro-Ministro para participarem na sessão, mas ainda não recebeu uma resposta, mostrando-se esperançado que tal venha a concretizar-se.
Marcações: Política