Moreira de Cónegos é «capital» do concelho de Guimarães

«Moreira de Cónegos é hoje a capital do concelho de Guimarães».

A expressão foi deixada pelo presidente da junta de Moreira de Cónegos, na abertura da reunião descentralizada que está a decorrer no pavilhão gimnodesportivo da EB 2, 3 existente nesta vila.

Paulo Renato destacou: "fomos uma terra importante para a Real Colegiada de Guimarães que, no passado, teve poder neste concelho. Orgulhamo-nos dessa importância". Fez alusão às dezenas de moinhos que existiam na freguesia e à forte industrialização registada no século XX. "Somos uma terra de trabalho que, hoje, temos pessoas que aos 10 ou 12 anos, foram sugadas para as fábricas e que agora estão no desemprego", afirmou, indicando que o problema está a merecer adequadas respostas sociais.

O autarca reconheceu a existência de carências na vila, ao sublinhar que "vale a pena investir aqui" apontando os exemplos do parque de lazer e piscina.

Durante o período antes da ordem do dia, a câmara apresentou os projectos de requalificação da Rua D. Laurinda Ferreira Magalhães e Avenida 1º de Agosto, proposta de ampliação do cemitério, conversão da EB 1 de Vermis em Centro Escolar e centralidade do Parque Desportivo de Moreira de Cónegos.


Marcações: Política

Imprimir Email