"Guimarães foi melhor Capital Europeia da Cultura que Lisboa" disse o Ministro da Cultura
O Ministro da Cultura, João Soares, esteve em Guimarães, este sábado, onde assistiu à apresentação do programa do 150º aniversário do nascimento de Raúl Brandão.Na sua intervenção, e respondendo ao repto lançado pelo presidente da Câmara Municipal de Guimarães, que disse "que os vimaranenses não entendiam o diferente tratamento de Guimarães em relação a outras cidades portuguesas que foram Capitais Europeias da Cultura, nomeadamente, Porto e Lisboa", o ministro prometeu uma "discriminação positiva" para Guimarães: " Se Guimarães, enquanto eu for Ministro da Cultura, se poderá, em alguma matéria, queixar de alguma discriminação naquilo que será o meu trabalho, será por via de uma discriminação positiva", e prosseguiu, "Guimarães é para mim um grande exemplo de como trabalhar a área da cultura. Aliás, posso afirmar que Guimarães saiu-se muito melhor desse exercício de Capital Europeia da Cultura do que Lisboa."
Apesar dos elogios, João Soares lembrou as dificuldades financeiras que o país atravessa, mas prometeu não se esquecer de Guimarães. Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, disse ter confiança "no apoio do Governo para o que Guimarães precisar":
Estas declarações foram feitas à margem da apresentação do programa do 150º aniversário do nascimento de Raul Brandão. Programa esse que integrará a primeira edição do «Húmus- Festival Literário de Guimarães» que decorrerá entre os dias 7 e 12 de Março de 2017. Este evento será comissariado pelo ex Secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas.
Marcações: Política