Presidente da CIM do Ave apela ao trabalho colaborativo das IPSS

O Presidente da CIM do Ave apelou ao trabalho colaborativo das IPSS, na promoção do emprego e no combate à pobreza e a exclusão social.

Domingos Bragança falava na encontro de IPSS do Ave, organizado pela CIM do Ave, que decorreu no Centro Cultural Vila Flor esta quarta-feira.

Para Domingos Bragança o trabalho das IPSS numa plataforma colaborativa, é fundamental numa altura em que os recursos para minimizar os efeitos da crise são escassos e urge dar resposta aos problemas sociais que afectam a população dos oito municípios da CIM do Ave.

O encontro de IPSS que reuniu representantes da maioria das 157 entidades da CIM do Ave, permitiu conhecer os eixos prioritários do próximo quadro comunitário de apoio, Portugal 2020.
Para emprego e mobilidade dos trabalhadores, o FEDER prevê 58 milhões de euros e o Fundo Social Europeu 138 milhões. No que respeita à inclusão e emprego, o FEDER contempla 80 milhões de euros e o Fundo Social Europeu 138 milhõoes. Destes totais, destacam-se os 20% do Fundo Social Europeu alocados para a luta contra a pobreza e a exclusão social.

No encontro, Liliana Pinto, da Rede Europeia Anti-Pobreza, apresentou o estudo "Empregabilidade na Economia Social - O papel das Políticas Activas de Emprego", no qual participaram 315 entidades portuguesas.
O estudo permitiu confirmar a importância crescente das organizações de economia social que empregam cerca de 135 mil pessoas e representam 2.8 de valor acrescentado bruto em Portugal.

Na sessão de encerramento, Adelina Pinto, Coordenadora do Plano para o Crescimento Inclusivo do Ave, realçou que a Universidade do Minho está a estudar um plano estratégico de desenvolvimento do Vale do Ave, assente nos eixos da educação e formação, empreendedorismo e inclusão social. Um plano estratégico que será fundamental para a definição das candidaturas a apresentar ao próximo quadro comunitário de apoio em ordem ao desenvolvimento sustentado da Região.

 

Várias perconalidades marcaram prssença no encontro, nomadamente o vice-Presidente da CCDRN-N, Carlos Neves, o Presidente da Comissão Directiva do PO ISE, Domingos Lopes, Susana Castanheira, do Pólo Regional Norte do Portugal Inovação Social, o Director do Centro Distrital de Braga de Segurança Social e o Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga.

Marcações: Política

Imprimir Email