Bloco de Esquerda questiona Governo sobre morte de vimaranense de 100 anos

A morte no Hospital de Guimarães de António Silva, um vimaranense de 100 anos, chegou à Assembleia da República por iniciativa do Bloco de Esquerda.

O deputado bloquista Pedro Soares, eleito pelo Círculo de Braga, quer que o Governo explique a razão pela qual o Hospital da Senhora da Oliveira "não permitiu à família o direito do acompanhamento, previsto na legislação",

Nas perguntas colocadas ao Governo, o deputado do Bloco de Esquerda quer ainda saber "qual a percentagem de utentes admitidos no serviço de urgência a quem o Hospital de Guimarães restringe o exercício do direito ao acompanhamento e quais os motivos que levam a estas restrições".

António Silva entrou nas urgências do Hospital de Guimarães na manhã do passado dia 7, falecendo naquela unidade hospitalar  cerca das 21h45 do mesmo dia.

Familiares suspeitam que António Silva não teve os devidos cuidados de assistência e queixam-se, também, de não lhe ter sido permitido acompanhar o doente nos termos previstos na Carta dos Direitos de Acesso aos Cuidados de Saúde pelos Utentes do Serviço Nacional de Saúde.

A esse propósito o Bloco de Esquerda quer saber em que locais o Hospital de Guimarães tem a referida Carta afixada e se vai abrir um inquérito para avaliar as circunstâncias em que o utente faleceu.

 

Marcações: Política

Imprimir Email