Plano e Orçamento de 88 milhões de euros aprovado pelos vereadores do PS e CDU
A maioria socialista e o Vereador da CDU aprovaram as grandes opções do Plano e Orçamento e o Plano Plurianual de Investimentos da Câmara de Guimarães para 2016. A proposta mereceu o voto contra dos representantes do PSD e do CDS-PP.O Executivo aprovou assim por maioria o documento que Orçamento ascende a 88 milhões de euros, sendo 31,2 milhões de euros destinados a despesas de investimento.
O Presidente da Câmara, Domingos Bragança, indica que a orientação estratégica tem em vista a candidatura a Capital Verde Europeia.
O Vereador da CDU, José Torcato Ribeiro, justificou o seu voto favorável às grandes opções do Plano e Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos.
O Vereador do PSD, André Coelho Lima, registou o alinhamento à esquerda semelhante ao que acontece no País, ao esclarecer o sentido do voto contra o documento.
Para o Vereador do CDS-PP, António Monteiro de Castro, o encaixe financeiro conseguido pela Câmara de Guimarães através dos impostos dava margem ao executivo para diminuir o IMI.
Durante a reunião, a maioria socialista rejeitou a proposta da Coligação «Juntos por Guimarães» que pretendia o aumento para o dobro das verbas atribuídas às freguesias. A CDU votou a favor a proposta dos vereadores do PSD e CDS-PP.
Refira-se que foi aprovado o tarifário a praticar pela Vimágua que aponta para um aumento de 1,27% das tarifas de saneamento, ao passo que as tarifas da água não sofrerão aumento no próximo ano. A proposta foi aprovada pela maioria socialista, merecendo a abstenção da CDU e os votos contra dos vereadores do PSD e CDS-PP.
A reportagem completa sobre a reunião do executivo vimaranense poderá ser conferida na edição do jornal O Comércio de Guimarães, de 4 de Novembro de 2015, e no programa Largo do Toural, este sábado, entre as 11h00 e as 12h00, na Rádio Santiago.
Marcações: Política