Câmara celebra protocolo com Instituto Marques da Silva
O Executivo Municipal aprovou por unanimidade a celebração de um protocolo com a Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva, com sede no Porto.O protocolo tem por objectivo o estabelecimento dos termos e condições da cooperação entre a Câmara e aquele Instituto, tendo em vista a promoção da arquitectura concelhia da autoria dos arquitectos representados pela Fundação José Marques da Silva.
No âmbito do acordo, o Instituto permite o acesso ao acervo dos arquitectos Marques da Silva, Moreira da Silva e Fernando Távora, relativos às obras existentes em Guimarães, sem qualquer custo, nomeadamente direitos de autor.
O Vereador da CDU destacou a importância do protocolo celebrado dado que "permitirá conhecer melhor e preservar a obra de Marques da Silva existente em Guimarães. Torcato Ribeiro lembrou que no Concelho existem várias obras de autoria de Marques da Silva, nomeadamente os Santuários de S. Torcato e Penha, a Sociedade Martins Sarmento, a Casa de Matos, na Avenida D. Afonso Henriques e o antigo Mercado Municipal.
"Se este protocolo fosse celebrado há mais tempo, eventualmente teria sido evitada a destruição das escadas do antigo Mercado Municipal,pois seria fácil provar que era parte integrante do projecto de Marques da Silva como, na altura, alertamos", salientou.
Marcações: Política