Bloco de Esquerda questionou Governo sobre despoluição do rio Ave

O Bloco de Esquerda quer saber se o Governo tem conhecimento das ?descargas ilegais de efluentes industriais e domésticos? registados na bacia do Rio Ave.

A questão foi colocada pelos deputados bloquistas na Assembleia da República, Helena Pinto e Luís Fazenda, ao Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e da Energia.

A iniciativa parlamentar dos deputados do Bloco, surgiu na sequência da aprovação pela Câmara Municipal de Guimarães de um Plano de Acção que visa combater a poluição naquele Rio.

No documento, os deputados do BE querem ainda saber “quantos casos foram assinalados no último ano pelas autoridades inspectivas e quais as consequências para os poluidores”.

Os deputados do Bloco de Esquerda querem ainda saber se o Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e da Energia “está em condições de garantir o objectivo da Directiva comunitária” que fixou este ano como “prazo para os Estados-Membros atingirem o bom estado e bom potencial das massas de águas e se essa meta “vai ser cumprida no caso da bacia do Ave”. 

Como estão a funcionar as infra-estruturas já construídas e se está assegurada a requalificação dos cursos de água e das suas margens, são outras questões sobre as quais os bloquistas querem ser informados.

Marcações: Política

Imprimir Email