VÍDEO: PS aprovou PDM de Guimarães sob protestos da oposição
A maioria socialista aprovou o Plano Director Municipal de Guimarães. Esta foi a questão que dominou a reunião quinzenal do executivo vimaranense desta quinta-feira.Em bloco, a oposição criticou o agendamento da proposta do PDM com 24 horas de antecedência.
José Torcato Ribeiro, da CDU, defendeu que «a maioria deveria ter permitido mais tempo para melhor apreciar a proposta».
Ricardo Araújo, do PSD, considerOU que a forma como o PS levou o assunto à reunião de Câmara, consubstancia «falta de respeito à oposição e aos vimaranenses». Por isso, votou contra.
Quem também votou contra a proposta foi o CDS. António Monteiro de Castro defendeu que o assunto «era merecedor de uma reunião prévia da vereação com a equipa técnica do PDM para permitir um voto mais consciente» e estranhou a atitude do PS na forma como apresentou a proposta.
Na resposta o Presidente da Câmara lembrou que o processo «iniciou-se em 2002, com discussão pública em 2012». Por isso manifestou a sua «surpresa» pela atitude da oposição, não vendo razão para os protestos.
O PDM traça os novos horizontes estratégicos para o desenvolvimento do Concelho. Domingos Bragança sublinhou que a nova orientação aponta para o «combate à dispersão da construção».
O PDM tem que ser aprovado até Junho, sob risco do processo caducar. Depois de aprovado na Câmara, vai agora ser submetido à discussão e votação da Assembleia Municipal. Depois de aprovado terá de ser publicado em Diário da República para entrar em vigor.