Câmara de Guimarães garante que via dedicada ao AvePark será sujeita a discussão pública

A Câmara de Guimarães garantiu que os vimaranenses vão poder pronunciar-se sobre a via dedicada que fará a ligação ao Parque de Ciência e Tecnologia.

Em comunicado, o Município reitera que a Universidade do Minho «está a realizar um estudo para identificar, genericamente, qual o melhor traçado para fazer uma ligação fluída desde a saída da auto-estrada em Silvares até ao AvePark e, consequentemente, à vila das Taipas. Esta primeira análise tem como objectivo identificar somente o espaço-canal para a construção da via numa área ainda não construída e que estava já contemplada na revisão do PDM de Guimarães».

A Autarquia acrescenta que «nesta altura, não existe nenhum projecto, nem ante-projecto. Por enquanto, a Universidade encontra-se a estudar, criticamente, o referido espaço canal para ser encontrada a solução mais sustentável do ponto de vista técnico. Com base nas orientações do parecer que será emitido pela Universidade do Minho, ficarão definidas as características da via, o perfil da ligação, o traçado mais adequado e os pontos críticos a resolver na totalidade do percurso, de modo a tornar a via fluída e dedicada».

«A partir daí, já com um documento idóneo e orientador da solução, serão realizados estudos, nomeadamente um estudo de impacto ambiental, que irá determinar a viabilidade da proposta. Posteriormente, será elaborado o Estudo Prévio a ser submetido à discussão pública», informa.

O Município esclarece que  «’Via dedicada’ não significa obrigatoriamente uma via sem qualquer ligação à rede viária existente. O primeiro objectivo é a ligação ao AvePark, contudo, poderá ter outras ligações à rede viária local que garantam a necessária fluidez do trânsito para uma via destas características».

Marcações: Política

Imprimir Email