Ex-deputado Henrique Moraes recordou tempos difíceis da implantação do CDS
Na comemoração dos 40 anos do CDS de Guimarães o ex-deputado à Assembleia Constituinte, Henrique Moraes, foi o orador convidado de uma sessão que assinalou a efeméride.O antigo deputado centrista recordou tempos difíceis de implantação em Guimarães do Partido fundado por Freitas do Amaral e Amaro da Costa. Dificuldades ilustradas pela forma como decorreu uma reunião preparatória da campanha eleitoral em 1976, realizada no Proposto em que para além do orador marcou presença Joaquim Cosme.
Mas o apoio prometido do grupo do Zé Lingrinhas não foi suficiente para impedir que um comício realizado no teatro Jordão, conhecesse momentos de grande dramatismo, numa noite em que Amaro da Costa brilhou no palco quando os militantes do CDS se encontravam sitiados no interior do Jordão.
Pese embora a campanha atribulada do CDS, Henrique Moraes foi eleito. Mas a sua entrada na lista só aconteceu depois de Amaro da Costa ter vetado um padre que Joaquim Cosme queria como candidato.
Depois de um relato recheado de episódios que fazem a história do CDS, Henrique Moraes regressou ao presente para fazer um apelo ao exercício da política com respeito pelos valores do humanismo e transparência.
As comemorações dos 40 anos do CDS de Guimarães vão prosseguir durante 2015, com iniciativas promovidas pela Comissão Política Concelhia.
Marcações: Política