Protocolo para instalação de espaços do cidadão aprovado por maioria
O executivo Municipal aprovou a celebração de um protocolo com a Agência para a Modernização Administrativa para a criação em Guimarães de 12 espaços do cidadão.A proposta foi aprovada com os votos do PS, do PSD e do CDS. A CDU votou contra. O vereador comunista Torcato Ribeiro criticou que o protocolo onera com despesas de funcionamento a Câmara e explicou que o sentido do seu voto traduz receios de que «Guimarães possa vir a perder serviços públicos».
Ricardo Araújo, do PSD, saiu em defesa de uma proposta que «faz parte de uma estratégia de proximidade», uma das apostas do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional que beneficia os cidadãos.
Também o Presidente da Câmara não vê motivos para os receios manifestados por Torcato Ribeiro quanto ao encerramento de serviços públicos em Guimarães, sustentado na garantia dada pelo Governo de que «não haveria emagrecimento de serviços públicos».
O PSD aprovou a proposta mas fica à espera para perceber os critérios da maioria socialista sobre a localização dos 12 espaços do cidadão.
O Presidente da Câmara disse que a localização dos espaços do cidadão ainda não está definida, mas revelou que «as vilas do Concelho são potenciais candidatas» a receber esse novo serviço.
Domingos Bragança admite que os locais que vão receber os 12 espaços do cidadão possam estar definidos ainda este ano e a funcionar no início de 2015.
Marcações: Política