VÍDEO: Câmara pretende adquirir palacete para instalar biblioteca em Pevidém
A Câmara de Guimarães pretende adquirir um palacete abandonado existente no centro da vila de Selho S. Jorge para instalar no edifício uma extensão da biblioteca municipal e alargar a dimensão da Praça Francisco Inácio.Esta foi uma das novidades deixadas na terceira reunião descentralizada do executivo vimaranense, realizada esta quinta-feira, no pavilhão gimnodesportivo da Escola EB 2, 3 de Pevidém.
Depois de Ronfe e Taipas, aquela vila recebeu o encontro quinzenal da vereação municipal que contou com o regresso da representante do PSD, Luísa Pedroso, cumprido o período de suspensão do mandato.
No pavilhão da EB 2, 3 de Pevidém, o autarca Angelino Salazar e a Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas, Cristina Guise, deram as boas-vindas aos participantes, numa sessão que abriu com a actuação do grupo de cordas da Sociedade Musical de Pevidém.
A Câmara de Guimarães aproveitou a ocasião para apresentar os projectos de centralidade da vila, com a requalificação do edifício da antiga Escola do Bairro e a adaptação para a Academia de Música de Pevidém. Esta intervenção será complementada, caso seja possível, com a aquisição do palacete existente nas imediações da Praça Francisco Inácio, de maneira a instalar no edifício uma extensão da biblioteca.
O projecto de ligação da antiga EN 310 à variante de Creixomil foi igualmente apresentado. A Estradas de Portugal exigiu a realização de um estudo de tráfego para decidir a intervenção a realizar na zona de Mouril.
Numa sessão que contou com a presença de autarcas e de representantes das principais instituições da vila, assim como dos alunos da EB 2, 3 de Pevidém, o Presidente da Câmara assumiu o compromisso de investir na reabilitação do Pavilhão, tendo sido também mencionada a necessidade de uma intervenção de fundo no edifício daquele estabelecimento de ensino.