Reunião geral de trabalhadores da Câmara marca abertura das comemorações do 24 de Junho
Os funcionários e colaboradores da Câmara de Guimarães estão hoje reunidos, no Centro Cultural de Vila Flor, num workshop motivacional que marca a abertura das comemorações do 24 de Junho - Dia Um de Portugal.Trata-se da primeira edição deste encontro geral de funcionários e colaboradores da Autarquia. Na abertura da sessão, a Vereadora do Departamento de Recursos Humanos, Adelina Paula Pinto, realçou a importância dos funcionários adoptarem novas formas de estar, sendo preciso "vestir a camisola" do Município de Guimarães.
Para o Presidente da Câmara, o desempenho de cada funcionário reflecte a imagem da Autarquia. Domingos Bragança anotou que a missão do Município enfrenta desafios exigentes, onde a qualidade dos serviços prestados é uma marca diferenciadora. E por isso, conta com "a participação e entusiasmo" de todos os funcionários e colaboradores.
A primeira edição deste encontro geral de funcionários e colaboradores da Autarquia, denominado “TODOS somos PARTicipantes”, decorreu com uma sessão durante a manhã, e esta tarde, das 14h45 às 17h00. Jorge Sequeira, docente universitário e investigador, foi autor de um colóquio intitulado “Equipas Vencedoras”, cujo objetivo é aumentar os índices de motivação de todos os trabalhadores, focando-os na melhoria do serviço público prestado aos cidadãos.
O programa geral das comemorações do “Dia Um de Portugal”, que se prolongam até ao dia 27 de junho, continua no sábado, durante doze horas de música ininterrupta no Centro Histórico, com a realização da “Sunset Praça”, entre as 14 e as 02 horas, na Praça de S. Tiago. No domingo, dia 22, decorrerá nas principais ruas da cidade a 2ª Meia Maratona Guimarães/EDP – Corrida dos Conquistadores.
Na próxima segunda-feira, pelas 18h30, a Plataforma das Artes e da Criatividade recebe a sessão de lançamento do livro “Historia de la Influencia de Borgoña en la configuración de España Y Portugal”, da autoria de José Luís Machado, escritor descendente de vimaranenses que está a viver em Tacoronte, cidade espanhola geminada com Guimarães desde 1997.
As comemorações no dia 24 de Junho começam com o Hastear das Bandeiras nos Paços do Concelho, pelas 09h30, no Largo Cónego José Maria Gomes. Meia hora depois, decorrerá a inauguração da Loja Interactiva de Turismo, situada na Praça de S. Tiago e, pelas 11h00, será oficialmente inaugurado o novo Centro Cívico de Conde e o Circuito de Manutenção Dulce Félix.
Igualmente a esta hora, o centro da cidade de Guimarães anima-se com a actuação da Banda Musical de Caldas das Taipas, num concerto agendado para o Coreto do Jardim da Alameda. Pelas 12h00, têm início dois eventos. A Câmara e a Universidade do Minho procedem à abertura oficial do Laboratório da Paisagem, na Veiga de Creixomil, e na Igreja da Colegiada da Oliveira será celebrada uma eucaristia evocativa do “Dia Um de Portugal”.
Na tarde de 24 de junho, pelas 15:30 horas, no Paço dos Duques de Bragança, é apresentado o livro “Aparato Histórico dos Argumentos de Santidade do Rei Afonso Henriques”, uma edição da Câmara Municipal de Guimarães. Entre as 17 e as 19 horas, a Academia de Música Valentim Moreira de Sá promoverá concertos em vários locais do Centro Histórico.
O ponto alto do programa de comemorações do “24 de junho – Dia Um de Portugal” está marcado para o Grande Auditório do Centro Cultural de Vila Flor, pelas 17h30 horas, com a realização da Sessão Solene evocativa do 886º aniversário da Batalha de São Mamede, uma cerimónia que contará com a atuação da Orquestra Juvenil da Sociedade Musical de Pevidém.
Marcações: Política