VÍDEO: Vila das Taipas recebeu segunda edição da «Câmara Aberta»

A vila das Taipas recebeu esta quarta-feira a segunda edição da "câmara aberta". A vereação municipal reuniu no pavilhão Multiusos da Escola Secundaria das Taipas, numa sessão que ficou marcada pela apresentação do estudo estratégico elaborado para a vila e pelo projecto de centralidade que abrange a área envolvente à Avenida da República.

O arquitecto Seara de Sá apresentou o estudo prospectivo de Caldeias, realizado há cinco anos, abrangendo a área em torno do rio Ave. Este estudo teve como objectivo estabelecer conexões entre pontos estruturastes do território e identificar áreas para a melhora da qualidade do espaço urbano.

Segundo o arquitecto, “a presença do rio ave é elemento central”, num estudo que também contempla a análise da estrutura viária, as zonas verdes, o parque público adjacente ao rio, as zonas urbanas ajardinadas e a ligação do parque, enquadradas na moldura proporcionada pelas áreas.
fazendo referência a vários projectos, Seara de Sá assinalou alguns dos projectos que integram o estudo prospectivo. Por exemplo, a intervenção já realizada no edifício dos banhos velhos.

O arquitecto Seara de Sá apresentou o projecto de requalificação da Escola 2, 3 das das Caldas das Taipas. “Propõe-se uma transformação completa da escola. A opção foi fazer um estabelecimento com três edifícios”, referiu.

O projecto de beneficiação de vários arruamentos na vila foi apresentado pela engenheira Margarida Pereira, do Departamento de Obras Municipais. A intervenção vai iniciar-se em meados deste ano e prevê a requalificação de pavimentos e melhoria das condições de circulação, construção de passeios e drenagem de águas pluviais. A intervenção vai abranger a Rua 19 de Junho, Largo da Taipa e Rua da Botica, Rua prof. Manuel José Pereira, Rua Comandante Carvalho Crato e a  Rua de Santo Antônio.

 O projecto de centralidade da vila das Taipas foi igualmente apresentado pelo arquitecto Paulo Castelo Branco, abrangendo a Avenida da República e os principais equipamentos situados nas suas imediações.

O estudo aponta para o condicionamento do trânsito, melhorando as acessibilidades pedonais, mantendo a arborização centenária, o coreto e alguns elementos como a antiga cerca do jardim ou a entrada do antigo mercado que “era a entrada do jardim público que outrora existiu no Largo do Toural”.

Depois das observações, o Presidente da Câmara adiantou que a intervenção que será feita “será para as Taipas e com as Taipas”. “A discussão pública será feita, quero que seja aberta, com restrição ao trânsito, com a criação de vias cicláveis. É para concretizar”, garantiu Domingos Bragança. 

O PSD e o CDS-PP votaram contra a proposta de pedido de parecer prévio para a contratação de serviços para a realização de levantamento topográfico da nova via de acesso ao Avepark. O PS e a CDU votaram a favor da proposta destinada a criar uma ligação entre Fermentões e o parque de ciência e tecnologia, na freguesia de Barco.

A reunião descentralizada do executivo municipal ocorreu precisamente no dia em que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Taipas assinala 127 anos de existência. A vereação aprovou por unanimidade a proposta de subsídio para a aquisição de uma viatura ligeira de combate a incêndios.

Marcações: Política, Video

Imprimir Email