VÍDEO: Presidente da Câmara escreveu carta ao Ministro da Saúde pedindo esclarecimentos sobre portaria
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, enviou ao Ministro da Saúde uma carta onde se insurge contra as consequências da portaria 82/2014 para o Centro Hospitalar do Alto Ave. A revelação foi feita pelo próprio na reunião do executivo Municipal de ontem.O assunto dominou a reunião. Depois de salientar que a portaria tem apenas carácter indicativo, o Vereador do PSD, André Coelho Lima, afirmou que é a "contratualização e não são os grupos que determinarão as valências hospitalares".
Interpretação diferente tem a CDU. O Vereador Torcato Ribeiro não tem dúvidas de que "se não houver oposição firme das populações, o Governo avançará para a execução de uma portaria que lesa os interesses dos vimaranenses".
Reiterando a sua preocupação quanto às consequências da polémica portaria, o Presidente da Câmara manifestou-se disponível para reunir com o Ministro da Saúde, defendeu a reunião com caráter de urgência do Conselho Consultivo do centro Hospitalar do Alto Ave, admitindo uma tomada de posição sobre o assunto das Câmaras da CIM do Ave.
A vereação Municipal chumbou ainda uma proposta do PSD e do CDS para atribuição de interesse Municipal a todos os prédios do centro histórico, aos que se situam em ruas que até beneficiavam de isenção e todos aqueles situados em zonas com potencial de classificação de Património da Humanidade como é o caso de Couros. A proposta foi chumbada pelo PS e CDU.
Na reunião foi ainda aprovado o novo regulamento para a atribuição de Medalhas Honoríficas Municipais que cria três medalhas honoríficas: Medalha de Honra do Município de Guimarães, Medalha de Mérito Municipal e Medalha Municipal de Serviços Distintos.