VÍDEO: Maioria socialista aprovou tarifário dos resíduos sólidos urbanos para 2014
A maioria socialista aprovou o novo tarifário de resíduos sólidos urbanos a praticar em Guimarães, no ano de 2014. Os vereadores do PSD, do CDS-PP e da CDU votaram contra a proposta que prevê uma subida média na ordem dos 5 por cento.De acordo com o novo tarifário, nos utilizadores domésticos com abastecimento de água haverá uma subida na ordem dos 5 por cento, enquanto que os utilizadores domésticos sem abastecimento terão um aumento de 20, 8 por cento da tarifa mensal.
O Presidente da Câmara, Domingos Bragança, justificou este aumento da tarifa do lixo representa um acréscimo de cerca de 14 cêntimos na factura.
Durante a discussão da proposta, o Vereador do CDS-PP, Monteiro de Castro, considerou que esta não é a altura indicada para introduzir novos aumentos nos orçamentos familiares.
O Vereador da CDU, José Torcato Ribeiro, também considera que a tarifa do lixo não devia ter aumentos, podendo o executivo ter dado um sinal de solidariedade face ao período que atravessamos.
Para o próximo ano, foi criado um novo escalão para os utilizadores não-domésticos com abastecimento de água e consumos superiores a 100 metros cúbicos. Nestes casos, o aumento será de 31, 5 por cento.
Durante a reunião, a vereação aprovou por unanimidade a atribuição de um subsídio ao Centro Paroquial de Polvoreira para pagamento das duas últimas prestações de taxas e licenças municipais no valor de 7 mil 948 euros cada, referentes às obras de construção do edifício destinado à Unidade de Cuidados Continuados Integrados a Pessoas Dependentes.