Acordo PSD-CDS/CDU permite instalar órgãos autárquicos em Caldelas
Está encontrado um acordo que viabiliza a instalação dos órgãos autárquicos na freguesia de Caldelas.O acordo estabelecido entre a Coligação Juntos por Guimarães e a CDU, implica a viabilização de um executivo da junta de Freguesia e da mesa da Assembleia de Freguesia, constituídas por elementos a indicar pela Coligação PSD-CDS, como força política vencedora das eleições de 29 de Setembro.
Nos termos do acordo, promovido por um processo negocial desencadeado pelo líder do PSD de Guimarães, as diversas forças políticas com assento nos órgãos autárquicos locais terão de ser auscultadas na preparação dos plano e orçamento anuais. Pela mesma razão, a CDU terá de ser ouvida nos métodos e procedimentos de gestão da feria semanal, cemitério e festas da Vila das Taipas. No âmbito do acordo, a Junta disponibilizará aos eleitos da freguesia toda a documentação jurídica e contabilística relacionada com o processo Pensão Villas.
Por outro lado, a Junta fica obrigada a implementar o Orçamento Participativo nas Taipas e a criar um órgão consultivo permanente que assegure a representação de associações, instituições e colectividades locais.
Os novos órgãos autárquicos de Caldelas deverão ser instalados em sessão a realizar na próxima quarta-feira.
Marcações: Política