PS e CDU aprovaram abertura de concursos públicos para gerir equipamentos municipais

O executivo socialista e a CDU aprovaram por maioria as propostas de abertura de concursos públicos internacionais para a aquisição de serviços, em 2014, para o desenvolvimento das actividades nas áreas do desporto, cultura e apoio social que têm sido asseguradas pela A Oficina, a Tempo Livre e a Fraterna.

O Presidente da Câmara, Domingos Bragança, justificou este procedimento com o impasse gerado pela decisão do Tribunal de Contas que não visou os protocolos celebrados pela autarquia com aquelas Cooperativas que garantem a gestão de equipamentos municipais. 

A CDU votou a favor da proposta, embora o Vereador José Torcato Ribeiro considere que a solução passa pela "internalização dos serviços prestados pelas cooperativas na Câmara Municipal". 

Já a Coligação «Juntos por Guimarães» votou contra a proposta. O Vereador André Coelho Lima assinalou que o procedimento é de transparência duvidosa, observando que a Autarquia "está a promover a privatização daqueles serviços". :

No final da reunião, o Presidente da Câmara esclareceu que as Cooperativas tiveram que recorrer a empréstimos bancários para garantir os serviços públicos que prestam. As propostas serão submetidas à Assembleia Municipal. 
Os concursos públicos internacionais deverão ser lançados em Fevereiro. No entanto, se o plenário do Tribunal de Contas atender o recurso apresentado pelo Município vimaranense, os concursos serão anulados.

Marcações: Política, Video

Imprimir Email