VÍDEO: Presidente da Câmara diz que saída do Quadrilátero é irreversível
O anúncio da saída da Câmara da Associação Quadrilátero Urbano dominou as atenções na sessão quinzenal do executivo Municipal.Foi uma oportunidade para António Magalhães sublinhar que a decisão é irreversível, anunciando que na próxima reunião vai apresentar uma proposta nesse sentido.
A questão foi suscitada pelo vereador da CDU, lamentando que uma decisão dessa natureza não tenha sido previamente comunicada ao executivo. José Torcato Ribeiro lamenta uma decisão unilateral que, na sua opinião, "resulta de uma birra".
Na reacção André Coelho Lima afirmou que não alimenta especulações "delirantes". De resto, o vereador do PSD não acredita que Guimarães abandone o Quadrilátero Urbano nem isso se afigura exequível.
Em relação à agenda da reunião as propostas foram todas aprovadas por unanimidade. Nomeadamente a transferência financeira para as freguesias, na ordem global de 445 mil euros, para conservação e reparação de vias. Também a contratação de serviços, nomeadamente de seguro multiriscos para edifícios municipais e respectivos conteúdos, desobstrução e limpeza de linhas de água em aglomerados urbanos e desratização e desinfestação no Concelho.
O Presidente da Câmara teve ainda oportunidade de exibir à vereação um quadro com uma camisola da selecção nacional de futebol, oferta da Federação Portuguesa de Futebol, pela forma como o Município acolheu em Guimarães a realização do jogo Portugal Equador.