PS tem proposta para agregação de 21 juntas de freguesia

O PS já tem uma proposta para a agregação de juntas de freguesia de Guimarães, no âmbito da reforma administrativa imposta pelo Governo. Segundo O Comércio de Guimarães desta semana, a proposta aponta para a agregação de 21 juntas de freguesia. A concretizar-se esta proposta, Guimarães ficará com 48 juntas.
Na proposta aponta-se para quatro casos de junções de três juntas: S. Paio, Oliveira e S. Sebastião, Airão Santa Maria, Airão S. João e Vermil; Souto S. Salvador, Souto Santa Maria e Gondomar e Leitões, Oleiros e Figueiredo. Regista-se ainda a junção de duas freguesias em onze casos.
O Presidente da Câmara diz que o processo está a ser trabalho em diálogo com os presidentes de junta.
António Magalhães acredita que, ao contrário do que se temia o processo está a decorrer com normalidade e acredita que será concretizado sem grandes polémicas.

A oposição vimaranense defendeu um debate prévio e público sobre este processo de agregação de juntas de freguesias. Mas o Presidente da Câmara diz que debate haverá apenas nos órgãos próprios, independentemente de merecer ou não consenso.
O processo que tem se estar concluído até 14 de Outubro sob pena de intervenção de uma unidade técnica nomeada pelo Governo.

Entretanto, o Presidente da Câmara convocou os presidentes da junta de freguesia do concelho para uma reunião, marcada para a próxima terça-feira, pelas 21h00, onde vai ser discutida a proposta de agregação de juntas freguesias do PS.

Marcações: Política

Imprimir Email