Executivo vota cessação da gestão da Pousada da Oliveira
A Vereação Municipal vai discutir e votar uma proposta para a cessação amigável da exploração da Pousada da Oliveira por parte do Grupo Pestana. Este grupo hoteleiro alegou falta de condições para prosseguir com a exploração da Pousada, propondo devolver o estabelecimento ao município de Guimarães. Na sequência de contactos entre as partes foi decidido que a cessação ocorrerá até 31 de Outubro, iniciando a Câmara, de imediato, um procedimento concursal para atribuição de nova exploração do edifício em moldes que assegurem a sua continuidade como estabelecimento.A 11 de Maio de 1979 a Câmara adjudicou à Enatur a então Albergaria da Oliveira para exploração durante 10 anos. Em Setembro de 2003 a exploração foi assumida ao grupo Pestana.
No entender da Autarquia, chegou o momento de equacionar a alteração do perfil da tipologia do estabelecimento de forma tão rapidamente quanto possível, recolocar a integralidade do edifício (alojamento e restaurante) à disposição do público.
Na reunião vai ser discutida e votada a proposta de protocolo entre a Câmara e o Instituto Nacional para a Reabilitação tendo em vista a criação do serviço de informação e mediação para pessoas com deficiência.
A Vereação vai ainda deliberar sobre uma propostas de alteração ao regulamento de acesso à zona intramuros do Centro Histórico de Guimarães e uma outra sobre o regulamento Municipal da Limpeza Pública de Guimarães. Outra proposta que vai ser discutida e votada diz respeito ao regulamento dos Sistemas Públicos e Prediais de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas residuais da Vimágua.
Da agenda de trabalhos consta ainda uma proposta para criação de uma zona de estacionamento de duração limitada na Rua Dr. Avelino da Silva Guimarães.
Marcações: Política