Sócrates apresentou dez marcas sociais da sua governação
No encerramento das jornadas parlamentares do PS que decorreu esta quarta-feira no Centro Cultural Vila Flor, José Sócrates pediu meças à oposição sobre políticas estruturais e reformadoras do sector social. Discursando perante os deputados socialistas da Assembleia da República, o Primeiro Ministro apresentou 10 das medidas sociais do seu Governo que constituem marcas da governação socialista.Indo "directo ao assunto", José Sócrates começou por exemplificar as políticas sociais do seu governo com a descida do preço de quatro mil medicamentos que entrou hoje em vigor.
O Primeiro Ministro falou depois de outras reformas, nomeadamente do complemento solidário para idosos, aumento do salário mínimo e abono de família, acção social escolar, investimento em equipamentos sociais, rede de cuidados continuados e parentalidade. Para o fim deixou a reforma que considera mais importante da sua governação, que retirou a Segurança Social do "alto risco" em que se encontrava, para a devolver à estabilidade por forma a garantir a sua sustentabilidade e mantendo-a pública.
Reclamando para a sua governação uma "visão estratégica e reformista" e que, ao mesmo tempo, conseguiu pôr as contas pública em dia, o Primeiro Ministro acusou a oposição de persistir num discurso negativista que contrasta com a atitude do seu Governo que procura soluções para minimizar os efeitos da crise internacional.
Marcações: Política